Capacitação e-SUS para os Agentes Comunitários de Saúde em Paraibano

A Coordenação da Atenção Básica o   CPD em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano , iniciou no dia 21 de Fevereiro Capacitação do e-SUS para os Agentes Comunitários de Saúde em Paraibano.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano está realizando uma capacitação sobre o Preenchimento das fichas do e-SUS (Ficha de Cadastro de Domicílio, Ficha de Cadastro Individual e Ficha de Visita Domiciliar) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Técnicos e Digitadores estão treinando os ACS na Sala de Reunião da Secretaria de Saúde, Rua Justino Vieira, centro.

Além dos ACS outros profissionais do setor da Saúde no município estão recebendo essas orientações. Enfermeiros, Médicos, Dentistas, Técnico​ de Enfermagem, Técnico​ de Higiene Dental, profissionais do NASF), todo o esforço da Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano para que os profissionais possam desenvolver suas habilidades com a tecnologia digital.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

A digitadora Simone e equipe tem sido elogiada pelas ACS pela forma carinhosa e paciente com que tem disponibilizado as informações.

Durante a capacitação todos fizeram perguntas sobre suas dúvidas para melhor compreensão dos dados a serem coletados. Durante a capacitação que está ocorrendo, observa-se o interesse dos Agentes Comunitários de Saúde e a interação entre os participantes.
Fonte: ASCOM com Bethânia Camargo – Séc. Municipal de Saúde
Francijane Revil – Coordenadora de Atenção Básica