Governo do Maranhão Promove Aulão do ENEM em Paraibano.

DSC_0025O Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer e demais secretarias promoveu neste sábado dia 12 de agosto, Aulão Peparatório para o ENEM  2017.

O sonho de ingressar em uma universidade levou mais de cem jovens paraibanenses ao auditório da Escola Dr. Adonias Lacerda local onde foi realizado o aulão.

IMG-20170812-WA0038
Paixão Correia.

Paixão Correia , que coordenou a equipe em Paraibano, afirmou que: “O Aulão preparatório para o ENEM  tem uma importância singular, pois é uma oportunidade que o aluno tem para revisar o que aprendeu e que o conhecimento servirá para vida” Paixão destacou que em Paraibano foram maravilhosamente bem recebidos, elogiou a organização: “ A gente percebeu que os alunos estão felizes com nossa vinda e isso entusiasmou a todos nós” a professora que é formada em letras destacou que incentivos como esses motivam os jovens a acreditarem que são valorizados: “ Quando os jovens, como esses que estão aqui, com um brilho no olhar, são incentivados e veem que as coisas acontecem se conscientizam do seu valor e devem pensar: aqui em Paraibano, tem alguém que faz alguma coisa por mim, acreditam que eu posso competir em pé de igualdade com quem mora em qualquer lugar” explanou Paixão Correia. Para a coordenadora do Aulão, evento como esse sendo trazido para o município fomenta muitas coisas, cria nas autoridades e no público a expectativa de melhoramentos.

fran.
Francisca Muniz.

DSC_0072Caio Martins, diretor de Juventude da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer de Paraibano e um dos responsáveis pela vinda do ENEM à cidade ressaltou, que a juventude é carente de políticas públicas e que luta por conseguir trazer ao município essas políticas: “O que nos incentiva é olhar para cada jovem a força de continuar correndo atrás dos seus sonhos por um futuro melhor para si e sua família… Estamos também nos esforçando para realizar esses sonhos… Temos total apoio do prefeito Zé Hélio e quero dizer que a madrinha dessa luta em prol da nossa juventude é Francisca Muniz esposa do secretário de finanças Almiran Pereira, não poderia deixar de agradecer toda a dedicação que ela tem nos proporcionado, acreditando nesse trabalho” observou Caio.

Caio Martins (de branco)

Para o diretor de juventude da secretaria municipal de juventude, a emoção de ver tantos jovens mostrando vontade em buscar conhecimentos, emociona por saber que são passos como esses que transformam o caminho de uma geração: “ Quando uma juventude estar unida, não existem barreiras, a juventude é a base e alicerce na construção do futuro, por isso luto cada momento, por essa caminhada para a mudança e a educação é que muda um país” disse Caio Martins.

A secretária municipal de meio ambiente Claudene Campos fez a abertura do evento, que teve a presença da gestora regional de educação Geralda Alves, dos vereadores Ricardo Campos e Dênis Nascimento, da secretária adjunta de educação Césia Margarethe, secretária de assistência social Caroline Veloso.

IMG-20170815-WA0007Thayller Lucena de Sá, de 16 anos de idade, estudante do 2º ano de logística no IFMA, agradeceu a Caio Martins, ao prefeito Zé Hélio e ao governador Flávio Dino pela iniciativa e pela equipe de professores. “Acho que deveria ter mais vezes, a forma como os professores formulam as questões, de forma dinâmica, divertida ajuda à gente aprender com mais facilidade… Foi uma pena, meus colegas de turma não virem a esse Aulão…  Tanto o material, como os professores são muito bons. Quero parabenizar o governador, o prefeito Zé Hélio e o diretor de juventude Caio Martins por pensarem na juventude e nos incentivar rumo ao futuro. Obrigado a todos, o Aulão do Enem foi experiência maravilhosa… Da hora’’ observou Thayller.

Geralda Alves.

A gestora regional de educação (URE) Geralda Alves da Costa, elogiou o governador do Maranhão e o secretário estadual de educação Felipe Camarão e informou que o governo lançou um projeto de ação o Mais IDEB que tem como meta melhorar os índices de educação no estado e que o Aulão vem de encontro a esse plano. Geralda lembrou que Flávio Dino governador do estado é professor e que o mesmo acredita na mudança através da educação, disse que os gestores das URES estão trabalhando dia e noite para alcançarem a meta estabelecida pelo Mais IDEB.

Elogiou o aulão em Paraibano e destacou o esforço da Prefeitura em também investir nos jovens e na educação.

Para o vereador Ricardo Campos, o Aulão em Paraibano é importante porque mostra que o município deixa de ser coadjuvante e passa a ter importância principal: “Sempre que vinham benefícios dessa natureza, era para outras cidades, com essa nova administração de Zé Hélio e sua equipe, e a gestora regional de educação, então! deixamos de ser coadjuvantes e estamos conseguindo trazer mais benefícios para Paraibano, a exemplo de hoje” pontuou Ricardo.

O vereador Dênis declarou que se sentia emocionado em ver tantos jovens com vontade de aprender: “Vejo no olhar de cada um o esforço e o desejo de ter conhecimento e um futuro melhor. Isso é possível através dos estudos e é isso que eles estão buscando… Sinto-me feliz em fazer parte dessa juventude e me disponibilizo a ajudá-los” propôs Dênis.

DSC_0010ppCriado em 2015 por iniciativa do Governo o Maranhão, o Aulão do Enem conta cada vez mais com a adesão dos estudantes. Durante as aulas são repassados os conteúdos das disciplinas do Enem.

O material para estudos é distribuído gratuitamente. As aulas acontecem sempre nos finais de semana e seguem até outubro, cada fim de semana em uma cidade diferente.