Notícias

A 6ªCOMPANHIA INDEPENDENTE E A PREFEITURA DE PARAIBANO E 6ª COMPANHIA INDEPENDENTE OFICIALIZAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO PROERD




DSC_0157Na manhã do dia 31/08/2017, a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, realizou no auditório da Câmara, a assinatura do protocolo de intenções do PROERD – Programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência, com a Prefeitura Municipal da cidade de Paraibano/MA, oficializando a implantação do programa no município.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, como: Tenente Coronel Emerson Bezerra, presidente da Câmara vereadora Elisângela Teixeira e vereadores João Marcelo, Dênis Nascimento, Ricardo do Xavier, ana Célia e Lucimar Sá, Marco Aurélio da Polícia Civil, Secretários Claudene Campos de meio ambiente, Elaine Cinthya da secretaria da mulher, Graça Queiroz Campos sec. Adjunta da Sec. As, Social, Césia Margarethe articuladora do Selo UNICEF, ex-prefito Manetinha, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, Gestoras Escolares, padre Iran Brito e pastor Raimundo Vanderlei, agentes comunitários de saúde do PSF Centro e da Substação, chefes de instituições e órgãos, além, de alguns pais e alunos alvos do programa. A assistente social e parceira do PROERD, Thalita Noleto.

DSC_0132Alunos do quinto ano de escolas municipais fizeram uma coreografia sobre a musica “Seja Diferente” em referência a prevenção às drogas, sempre coordenados pelas professoras das escolas João Paraibano, Januário Dias, Darcy Furtado, Antonio de Brito, Zelia da Cruz, Henrique dias, Sarney Costa, e Maria Madalena.

O senhor Railton Sousa chefe de gabinete, representou o prefeito do município Jose Hélio, na solenidade, oficializando em nome da prefeitura todo o apoio necessário para o desenvolvimento do programa, declarou ainda que tal iniciativa é uma semente do bem que esta sendo plantada na cidade e que logo estaremos colhendo ótimos frutos.

Geysa Thainá
Geysa Thainá

DSC_0182fO PROERD completou no ano de 2017, quinze anos de aplicação no Estado, tem como objetivo fazer com que caminhe junto a FAMÍLIA, ESCOLA E A POLICIA MILITAR, o intuito é fortalecer atitudes que demostrarem a valorização da vida, elevação da alta estima e consolidação de noções de cidadanias. O programa acontecerá pela primeira vez em Paraibano/MA, visando através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso abusivo de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental.

Após a composição da mesa e execução dos hinos nacional e de Paraibano, o Tenente Coronel Emerson Bezerra, apresentou a equipe de instrutores do PROERD, composta pelos Sargentos: Jean da Costa Lima e Francisco Flávio Alves da Silva, Militares de grande experiência na área, pois atuam no programa há mais de 10 anos.

O Sargento F. Alves instrutor  apresentou de forma técnica o que é o PROERD e sua necessidade e importância, pois o mesmo trabalha com a linha de prevenção primaria, ou seja, oferece estratégias para evitar que os estudantes do ensino fundamento se envolvam com o uso de drogas licitas e ilícitas.

A Secretaria de Educação Sra. Doralina Coelho, disse que: “O PROERD privilegia a nossa cidade, bem como, vai educar as crianças, no caminho do bem, levando-as a terem um futuros longe das drogas e da violência”.

DSC_0096Depois o Tenente Coronel Emerson Bezerra, informou que a Polícia militar tem sua função constitucional de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, e o PROERD oportunizar essa função junto a escola e a família, pois tratar do policiamento comunitário, onde a Polícia Militar trabalha mais com a inteligência, desenvolvendo ações que  minimizam a utilização de armas de fogos.

A meta do PROERD é formar até o final do mês de novembro, 300 novos alunos, que assumirão o compromisso de viver longe das drogas e dá violência na cidade de Paraibano/MA.

Top