Notícias

PARAIBANO: DIRETOR DE JUVENTUDE PARTICIPA DE 2º ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE JUVENTUDE.




ENCONTRO ACONTECEU EM BRASÍLIA NOS DIAS 23 E 24 DE AGOSTO.

Na manhã de quarta-feira (23), o auditório do ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) foi palco de um marco na história das políticas públicas voltadas para jovens brasileiros.  Ocasião em que houve a abertura do 2° Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude.

Houve lançamento do programa Brasil Mais Jovem um pacote de políticas públicas lançado pelo governo federal e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude em parceria com os ministérios, através do Comitê Interministerial de Juventude (COIJUV).

O evento reuniu mais de 200 gestores de todo país e, além de celebrar o lançamento do programa Brasil Mais Jovem, que visa discutir a implementação, melhoria e monitoramento de ações que beneficiem homens e mulheres entre 15 e 29 anos.

Do município de Paraibano (505 km de São Luis) foi o diretor municipal de juventude Caio Martins: “O encontro foi muito proveitoso, na ocasião houve troca de experiências com outros jovens para articular as políticas de juventude nos municípios, firmando parcerias com o governo estadual e federal no sentido de trazer mais desenvolvimento, oportunizando o protagonismo juvenil” afirmou Caio Martins. O diretor de juventude de Paraibano participou de um vídeo com o secretário nacional de juventude Assis Filho e com a secretária estadual de juventude do Maranhão Tatiana Pereira. No vídeo Caio diz que o momento é muito importante, pois proporciona oportunidades para a juventude. Afirma também que a juventude fica mais forte principalmente quando tem seus direitos garantidos. Caio Martins agradeceu ao prefeito de Paraibano Zé Hélio pelo apoio em desenvolver  trabalhos para a juventude no município.

Para Francisco de Assis Filho, Secretário Nacional da Juventude,  “Essa edição do Encontro Nacional de Gestores trouxe à capital um número sem precedentes de representantes de políticas voltadas para a juventude. Não podemos nos esquecer, porém, que representamos 51 milhões de brasileiros e temos o dever de assegurar o cumprimento dos direitos de todos os jovens desse país, com atenção especial àqueles em situação de vulnerabilidade”, pronunciou durante a cerimônia de abertura do evento. “Nossa missão não é pequena e, para cumpri-la, precisamos unir forças e recorrer uns aos outros para encontrarmos soluções para os desafios que surgem a cada dia. O isolamento de um estado ou município em relação ao resto do país não só prejudica os funcionários que trabalham nele, mas atrapalha o funcionamento dos nossos programas e, consequentemente, afeta os jovens que deles dependem. Juntos, podemos muito mais.”, completou Assis Filho..

Vindos de diferentes estados e municípios, os gestores presentes no encontro compartilharam um único objetivo: usar a informação para assegurar o cumprimento dos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, prezando pelo empoderamento e pela autonomia da população jovem.

O Secretário Executivo do Comitê Interministerial de Juventude (Coijuv), Antônio de Melo Filho, falou a respeito da importância da comunicação dentro e fora das secretarias: “O único jeito de sermos bem sucedidos como gestores é manter aberto o diálogo com as comunidades em que vivemos. Não faz sentido pensar no estabelecimento de políticas para a juventude se não conhecemos suas demandas e particularidades”.

No segundo dia (24) de evento, as atividades tiveram início às 7h30 com um café da manhã e seguiram durante o dia em mesas de diálogo com representantes dos ministérios da Educação, Esporte, Turismo, Saúde, Cultura, Trabalho, Justiça e Segurança, Defesa, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Integração Nacional e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; além da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Caio Martins participou desses diálogos, contribuindo a respeito da educação. Também apresentou três ofícios ao secretário nacional de juventude Assis Filho, que recebeu e assinou os documentos.

Nos ofícios Caio Martins solicitou: Ofício 01: lançamento do ID-Jovem em Paraibano. Ofício 02: Material para divulgação e aplicação dos programas juvenis.

Ofício 03: solicitação de cursos, seminários, palestras voltadas para as políticas públicas para prevenção as drogas, e investimentos financeiros que sejam viáveis.

Participaram do encontro Tatiana Pereira secretária estadual de juventude do Maranhão, Manoel gestor de juventude de Buriti Bravo, Analio Junior  gestor de juventude de Caxias, Ian estor de juvnetude de Bacabeira, e acompanhando Caio, Claudene Campos secretaria de meio ambiente e turismo de Paraibano.

Top