PARAIBANO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA “D” DE MULTIVACINAÇÃO.

vacina2Postos de saúde abriram sábado (16/09) para atualização de vacinas de crianças e adolescentes. Foram oferecidas doses de 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Em Paraibano todos os Postos de Saúde da Família (PSF) foram abertos com profissionais que trabalharam durante todo o dia.

A secretária municipal de saúde Rosilene Guerra visitou todos os locais, conversou com equipes, com as mães e crianças.

IMG-20170916-WA0130A campanha teve como foco pessoas de até 15 anos, aberta a todos os brasileiros e visando orientar a população sobre a importância de se vacinar.

vacin5IMG-20170916-WA0142A campanha de atualização da caderneta de vacinação, iniciada em 11 de setembro, teve o Dia D no sábado (16/9) — data nacional definida pelo Ministério de Saúde.

Até o dia 22, estiveram disponíveis nos postos de saúde 13 vacinas para crianças até nove anos e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.

Além do sábado16/09/2017, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de comparecer aos postos de vacinação até 22 de setembro para colocar a sua imunização atualizada.

O período da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, foi lançada pelo ministro Ricardo Barros, em Brasília. Neste ano, foram convocados mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal.

Mais da metade (53%) desse público já deveriam estar com o seu calendário de vacinação completo e o Ministério alertou sobre os riscos da baixa cobertura vacinal.

vacn6 A campanha Nacional de Multivacinação teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinas de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o Brasil.

Para atender a população e colocar as doses em dia, 36 mil postos de saúde foram abertos em todo o País, conforme informou o Ministério da Saúde. Foram oferecidas doses de 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como hepatites A e B, poliomielite, meningocócica e tríplice viral.

vacina1A estimativa do Ministério da Saúde é de que 53% do público-alvo atualizasse com a vacinação.

Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

Atendimentos

Os postos abriram das 8h às 17h.

IMG-20170916-WA0113O SUS disponibilizou todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o investimento de R$ 3,9 bilhões por ano.

PARAIBANO

Em Paraibano a secretária municipal de saúde Rosilene Guerra esteve em todos os locais de vacinação agradecendo as equipes de profissionais e parabenizando aos pais que levaram seus filhos para a ação de saúde. Para a secretária o apoio do prefeito Zé Hélio foi fundamental, para que a campanha transcorresse de forma positiva.

A coordenadora municipal de imunização Jascilany Carvalho esteve em uma emissora de rádio local falando da campanha e convocando os pais sobre a importância da vacinação aos filhos. Para Jascilany “Vacinar além de tudo é um ato de amor” afirmou ao site.

Outra profissional que deu total apoio à campanha foi a diretora do hospital municipal, Gleice Martins.

Mas todo o sucesso deve-se principalmente aos técnicos de enfermagem e de vacina, às incansáveis Agentes Comunitárias de Saúde, às enfermeiras e todo o pessoal de apoio técnico, como serviços diversos, digitadores, entre outros profissionais que fazem da saúde de Paraibano, um exemplo de dedicação e amor ao próximo.

IMG-20170916-WA0132