Notícias

PARAIBANO: ZÉ HÉLIO E ADELMO SOARES VISTORIAM PERFURAÇÃO DE POÇO E O MATADOURO PÚBLICO..




DSC_0173O secretário de agricultura familiar do Maranhão Adelmo Soares esteve sábado (09/09) em Paraibano. Adelmo veio a convite do prefeito Zé Hélio para acompanhar a perfuração de um poço artesiano no povoado Macacos (Adão Campos).

Para Paraibano o secretário Adelmo através do Governo do Maranhão (Flávio Dino) conseguiu 03 poços dos dez que serão perfurados no município, conforme afirmou o prefeito Zé Hélio em entrevista à jornalista Claudene de São Luis.

Serão sistemas simplificados de abastecimento de água que abastecerão os moradores das localidades do Macacos, Riacho do Mato e Cana Brava, com poços que serão perfurados até outubro deste ano.

DSC_0018

A comitiva que recepcionou o secretário Adelmo Soares em Paraibano contou com a presença de secretários municipais, vereadores locais, vereadores de Sucupira do Norte, gestor regional da AGERP Sebastião Quirino, do ex-prefeito de Sucupira Marconi, de representantes do Sindicato de Trabalhadores de São João dos Patos e de Buriti Bravo, lideranças regionais entre outras autoridades.

DSC_0071DSC_0132A primeira visita do secretário e comitiva foi no antigo matadouro público no bairro da Subestação, ali foi constatada a situação precária em que o matadouro vem sendo utilizado nos últimos anos, de lá se dirigiram para o novo matadouro na BR 135, foi vistoriado o maquinário e a estrutura física como currais, tanques, poço e caixa d’água entre outras dependências.

Dona Francisca moradora do povoado Macacos
Dona Francisca moradora do povoado Macacos

Em direção ao povoado Macacos, a comitiva conversou com moradores e visitou o local onde o poço está sendo perfurado. Ali muitas famílias sofrem com a falta de água há algum tempo, como disse a moradora Francisca Nascimento Santos (34) mãe de três filhos e moradora do local desde 2009 quando ainda não era o povoado: ” moro aqui desde 2009, a primeira casa foi do meu sogro. Quando surgiu o povoado, foi prometido água, fizeram um poço há dois ou três anos, disseram que ia inaugurar mas até hoje tá lá, disseram que a verba acabou… O Zé Hélio veio e disse no ano passado que ia botar um poço aqui… a maioria do pessoal dos Macacos acreditou nele e hoje tá todo mundo feliz, com o poço que ele tá trazendo pra ajudar nós, que temos famílias, criatórios e plantações…então tá muito bom, só falta melhorar a iluminação, perto da minha casa tem poste mais desde a prefeita anterior que não tem luz… vamos pedir ao prefeito Zé Hélio pra colocar luz, mas também não podemos cobrar tudo no mesmo tempo, ele entrou agora e tem trabalhado em muito lugar da nossa cidade, mas se ele se arrumar a luz pra nós, vamos ficar mais agradecidos ainda” frisou dona Francisca.

DSC_0055

O secretário estadual de agricultura familiar Adelmo Soares afirmou que  cada vez mais a parceria entre Prefeitura de Paraibano e Governo do Maranhão cresce e se firma em prol do desenvolvimento do município e do Estado e que esse é o objetivo de todos.

Adelmo com representantes de sindicatos rurais
Adelmo com representantes de sindicatos rurais

O prefeito Zé Hélio agradeceu ao apoio do governo Flávio Dino e do secretário Adelmo, afirmou que serão perfurados mais poços no município, que após o do povoado Macacos, será o a vez do Riacho do Matos e em seguida o do povoado Cana Brava. Zé Hélio informou que outros poços como do Barreiro, da Muriçoca, da Varzinha e outro no bairro Residencial serão perfurados: “São muitas obras, veja que só nestes meses mais de cinco poços estão sendo perfurados, sem contar o que perfuramos dentro do Parque de Vaquejada em julho, além de mantermos a manutenção dos demais poços do município tanto na cidade como na zona rural. Com o período de seca as bombas de alguns poços são muito exigidas e por serem usadas por muito tempo, as vezes queimam, mas estamos conseguindo suprir esses problemas, inclusive consertando as bombas e com carro pipa levando água a vários locais, onde as pessoas necessitam” destacou o prefeito.

Top