REALIZADA AVALIAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE POLO UNIVERSITÁRIO EM PARAIBANO.

Na terça-feira (17-10 ) esteve em Paraibano o senhor João Franco, analista e avaliador de Polos de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior -CAPES-. O profissional veio de Brasília até Presidente Dutra, onde foi recepcionado pelo vereador Ricardo Campos e Professor José de Arimatéia, que os trouxeram a cidade de Paraibano.

O vereador Ricardo Campos (PEN) e o professor José de Arimatéia (Zezinho) são os autores do projeto para a implantação de um polo universitário no município.

A ideia do professor José de Arimatéia (Prof. Zezenho) foi transformada em Projeto, apresentado na Câmara pelo vereador Ricardo Campos , votado pelos colegas parlamentares e encaminhado ao prefeito Zé Helio que transformou em Projeto de Lei e depois aprovado na Câmara Municipal.

O objetivo da visita de João Franco a cidade foi para fazer o monitoramento e avaliar o Polo da Universidade Aberta do Brasil de Paraibano, para saber se o local tem condições de abrigar cursos de nível superior a distância.

Conforme o professor José de Arimatéia Carvalho  a avaliação técnica na Escola Municipal Sarney Costa ocorreu dentro dos parâmetros legais exigidos pela instituição.

uab3Para o professor, agora é aguardar o parecer da avaliação, haja visto, leva em média 90 dias, para emitir o resultado se o polo estará apto a compactuar cursos superiores a distância (EAD) com institutos parceiros da UAB, a exemplo de universidades como UEMA, UFMA e IFMA.

A escola escolhida para abrigar o polo fica no Bairro Subestação e é uma das mais bem estruturadas do município, segundo informou José de Arimatéia (Zezinho) por ter auditório, biblioteca, secretarias para coordenadores do polo,laboratório de informática completo, provedor local pago pela Prefeitura e outro com projeto banda larga do MEC, profissionais cedidos pelo município, e algumas salas climatizadas.

Os cursos inicialmente solicitados, foram os de Letras, Matemática e Administração. Também foram verificados pelo senhor João Franco a quadra de esporte e o estádio de futebol, pois foi pedido pelo vereador Ricardo Campos e Zezinho um curso de educação física.

uab5Fizeram-se presentes durante a visita, o Chefe de Gabinete da Prefeitura Railton Sousa, a secretária Municipal de Educação Doralina Coelho,  Gestora Geral da Escola Municipal Desembargador Sarney Costa Elza Macêdo e a Gestora Adjunta Aboniza..

Na oportunidade a Gestão do Município de Paraibano colocou a disposição da UAB/CAPES a equipe de Servidores Municipais que integrará o Polo de Paraibano/MA. que será integrada pelo Técnico em Informática Marrony Araujo, Secretária Acadêmica Larissa Rodrigues, Auxiliar de Biblioteca Claudene Neres, Auxiliar de Serviços Luciete Arruda, Agente de Portaria José Aroldo.