Notícias

Campanha de prevenção do glaucoma é realizada em Paraibano.




A Prefeitura de Paraibano, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o mutirão do Glaucoma em parceria com o Governo do Estado do Maranhão. O mutirão aconteceu nesta sexta-feira (13/04) na UBS da Vila Leão onde foram ofertados exames de medição da pressão dos olhos e avaliação do fundo de olho com oftalmologistas e distribuídos colírios.

De três em três meses a equipe de profissionais vem da capital ao município para consultas de prevenção do glaucoma. Essa é segunda vez no ano.

A secretária adjunta de saúde de Paraibano, Franciane Castro, a coordenadora da atenção básica Cristiane Campos e equipe de técnicos da secretaria auxiliaram nas ações. Os profissionais que atenderam os pacientes vieram de São Luís e contaram com a médica Dra. Mariana.

A exemplo dos atendimentos anteriores, a estrutura para a realização dos exames oftalmológicos foi montada na Unidade Básica de Saúde Antonio Diniz Barros (Vila Leão), onde os pacientes foram recepcionados por uma equipe que realizou a ficha cadastral, mediu a pressão arterial, encaminhando-os para a sala de exames. Na sala, a médica Dra. Mariana realizou o exame de medida de pressão ocular e, no caso em que foi detectado algum sintoma, o paciente foi encaminhado a outro aparelho para o exame de fundo de olho, um procedimento mais avançado que pode detectar o glaucoma e outras doenças oculares. Em do diagnóstico em que foi dectadado a doença, o paciente recebeu colírios.

O glaucoma é doença considerada como uma das principais causas de cegueira irreversível no País e, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), 30% dos pacientes que chegam para o diagnóstico, embora apresentem boa acuidade visual, já estão em estágios avançados da doença.

A campanha de prevenção ao glaucoma, alerta para a doença que não apresenta sintomas visíveis, é incurável, porém, pode ser tratada com medicamentos ou cirurgias para atenuar a pressão ocular.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos mais de cem atendimentos, e para os que foram diagnosticados com o sintoma foi disponibilizado colírio gratuitamente para tratamento para três meses, quando a equipe da campanha deve retornar ao município de Paraibano.

Abaixo fotos da ação:

Skip to content
Top