Notícias

PARAIBANO: EQUIPE DO ÔNIBUS LILÁS REALIZA AÇÃO NO POÇO VERDE.




A Unidade Móvel “Ônibus Lilás” do governo do Estado do Maranhão esteve no dia  12/03/2018 em Paraibano disponibilizando serviços públicos em dois povoados do município. As ações começaram na segunda-feira  e foram realizadas na Escola Municipal Padre Constantino Vieira no povoado Poço Verde. na terça-feira o Ônibus Lilás esteve no povoado Varzinha das 08 às 17 horas.

A ação fez parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”. O veículo, chamados de “Ônibus Lilás” é especialmente adaptado para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência que vivem no campo, floresta e águas.

Os serviços incluem prevenção, assistência, palestras e orientações. A unidade também tem função educativa, com esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e informações sobre o Feminicídio.

Em Paraibano, o Ônibus Lilás teve a parceria da Prefeitura por meio das secretarias municipais da Saúde, Assistência Social, da Mulher, da Educação, do Meio Ambiente, Obras e Transportes, Juventude, CREAS e da Polícia Militar. Profissionais dessas secretarias foram deslocados para dar apoio em procedimentos de saúde, educacional, etc.

As moradoras do povoado Poço Verde e adjacências conheceram os programas de governo, a exemplo da Secretaria Estadual da Mulher, participaram da palestra sobre a importância de enfrentar a violência contra as mulheres e receberam atendimentos médicos e de assistência social, de educação, além de terem participado de sorteio de brindes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Eunice Costa                                  Foto:Leo Lasan

Eunice Costa, chefe do departamento de itinerância da mulher maranhense da Secretaria de Estado da Mulher – Governo do Maranhão, disse ao site que “É muito importante ver a situação dessas mulheres no sentido de fazer com que elas tenham autonomia, principalmente autonomia econômica na busca da sustentabilidade e dos seus direitos ” para Eunice Costa entre esses direitos, está a Lei Maria da Penha e de programas de saúde da mulher, etc. Informou que algumas mulheres necessitam realizar mais exames preventivos e mamografia, entre outros exames. Relatou que durante a palestra houve depoimentos sobre violência contra a mulher e disse que o município de Paraibano vem se comprometendo a combater esse aumento na violência contra a mulher. “O município está de parabéns, a parceria com o Governo do Estado, do governador Flávio Dino vem fazendo um grande diferencial no enfrentamento da violência contra a mulher e contra o feminicídio. Esperamos contar com a participação novamente do município de Paraibano para provavelmente no mês de maio ou junho, estarmos trazendo a Carreta da Mulher Maranhense com oferta de exames preventivos, palestras sobre a Lei Maria da Penha, enfrentamento a violência contra a mulher, ouvidoria e também exames de mamografia” destacou Eunice Costa.

Estiveram presentes as ações no Poço Verde, o chefe de gabinete da prefeitura Raílton Sousa representando o prefeito Zé Hélio, a primeira dama Dilma Lima, a secretária municipal de saúde Rosilene Guerra, a secretária de assistência social Caroline Almeida Veloso, a secretária mun. da mulher Elaine Cinthya, a secretária mun. de meio ambiente Claudene Campos, a secretária adjunta de educação Césia Margarethe, o diretor de juventude da secretaria municipal de juventude esporte e lazer Caio Martins e Doaldo , a assistente social do CREAS Talita Noleto, Tenentes Lívio e F. Alves da Polícia Militar do Maranhão, Sâmia Albuquerque da secretaria mun. de obras, técnica Auriana, a diretora do Hospital Municipal Gleicy Martins, ténico em enfermagem Adão, enfermeiros Pablo, enfermeiras Cristiane Campos, Jascilane, Polliana, nutricionista, fonoaudióloga, vacinadora Marlene Osmídia, assistente social Inara Pereira, fisioterapeuta Leticia Furtado, Francisca Muniz, Jonathan Fernandes, diretoras, professoras e profissionais de apoio da escola e demais profissionais das secretarias mencionadas.

 

A ação voltada exclusivamente para as mulheres, também atendeu o público masculino, e levou pula pula para as crianças e  lanche.

 

 

Skip to content
Top