Notícias

PARAIBANO: MORADORES DA VILA GUILHERMINO BRITO RECEBEM PRIMEIROS KITS SANITÁRIOS




O BAIRRO É UM DOS MAIS CARENTES DA CIDADE. MORADORES CONTEMPLADOS COM OS KITS ELOGIAM O PREFEITO ZÉ HÉLIO.

Em Paraibano, moradores da Vila Guilhermino Brito vivem a emoção de estarem recebendo os primeiros kits sanitários dos 25 que serão instalados naquele bairro, um dos mais carentes da cidade. Os kits correspondem a banheiros e lavanderias conjugadas que estão sendo construídos pelo Governo Federal (FUNASA), Governo do Estado e Prefeitura de Paraibano. Um total de 40 kits,  serão concluídos inclusive em outros bairros.

A entrega dos kits sanitários está inserida no Plano Mais IDH, criado pelo Governo do Maranhão para a melhoria da qualidade de vida nos municípios do estado com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado tem uma carência de banheiros ou sanitários de uso exclusivo em aproximadamente 83,6% das residências maranhenses.

Em diversas casas da Vila Guilhermino Brito em Paraibano, os kits sanitários proporcionam o sentimento de que a mudança está acontecendo, compromisso feito pelo prefeito Zé Hélio, ‘o de cuidar das famílias mais carentes’, assumido em campanha há menos de dois anos.

“O prefeito Zé Hélio é nota 10” diz o casal Francivaldo e Maria Rita

-“Eu achei muito bom receber esse banheiro completo, com pia também pra lavar as coisas… isso vai melhorar demais a vida aqui em casa… agradeço ao governador Flávio Dino, e o ao prefeito Zé Hélio, que vem fazendo tudo pela Vila Guilhermino Brito, o prefeito pra nós é nota 10” destacou Dona Maria Rita e o esposo Francivaldo, pais de três filhos “A gente não sabe o que seria desse bairro sem o prefeito Zé Hélio, ele tem vindo aqui, conversado com o povo e correndo atrás pra ajudar o bairro” afirmou Francivaldo, para quem, à administração municipal está com uma boa equipe de trabalho “A gente ver o trabalho, as ruas aqui estão melhores, a população tem recebida ajuda, acho que finalmente um prefeito olha com carinho pela gente desse bairro” concluiu.

Os banheiros que servirão aos 25 moradores beneficiados da Vila Guilhermino Brito foram instalados no quintal da residência das famílias contempladas, uns com a pia ao lado do banheiro ou pia dentro de casa, conforme o pedido da família.

Engenheira Sâmia e Dona Antonia e seus filhos.

Para a engenheira Sâmia Albuquerque da Secretaria Municipal de Obras a instalação desses kits sanitários em um local tão carente é um misto de felicidade e emoção “Só quem nunca teve, sabe a importância de um kit sanitário em sua casa, a certeza de ter mais saúde, mais comodidade… antes, tudo era de muito sofrimento para essas mães donas de casas” disse a fiscal de obras da Prefeitura de Paraibano “Um dos objetivos desses kits além do conforto é evitar proliferações de doenças, esse programa contemplado em Paraibano por iniciativa do Governo Federal, através da FUNASA, Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Paraibano, tem o objetivo de levar mais dignidades às famílias” informou Sâmia “O prefeito Zé Hélio tem uma sensibilidade imensa de ajudar a quem mais precisa, com um olhar atencioso para aquelas pessoas mais carentes, em todos os sentidos, ele vem ajudando as pessoas com casas, kits sanitários, com alimentação, remédios e como ele mesmo disse, ‘Quer ajudar aquelas pessoas que realmente precisam’, e é isso que tem feito a administração dele ser reconhecida pela população de Paraibano e cidades vizinhas” afirmou.

Dona Antonia Silva feliz com o kit e mais uma pia dentro de casa.

A dona de casa Antonia da Silva 32 anos mãe de quatro filhos, disse que está muito satisfeita com o recebimento do kit sanitário “É muito bom, eu não tinha banheiro, agora além do banheiro tenho uma pia dentro de casa, antes era a maior dificuldade para lavar louças, e quando chovia era muito triste, tinha que esperar acabar a chuva para sair e lavar as coisas, de noite a gente não saía… agora não, está tudo muito bonito pra nós aqui em casa e mais fácil” explicou dona Antonia. Ela agradeceu ao prefeito Zé Hélio por perceber a dificuldade das famílias do bairro e ajudar a melhorar as condições de vida dos moradores “É um prefeito bom, gosta da gente e o povo gosta dele” ressaltou.

Para a engenheira Sâmia Albuquerque o sucesso do trabalho do prefeito Zé Hélio é a soma da simplicidade e por que o mesmo tem um grande coração voltado para os humildes, sempre com respeito, o que proporciona dignidade à população “Não tem segredo, quem faz tudo com amor ao próximo, esse sentimento é retribuído na mesma proporção” disse Sâmia.

 

 

Skip to content
Top