Notícias

PREFEITURA DISPONIBILIZA NOVO VEÍCULO PARA TRANSPORTE DE USUÁRIOS DO TFD.




SÃO TRÊS VEÍCULOS SAINDO PARA TRÊS CIDADES TODA SEMANA. PARAIBANO NUNCA TEVE APOIO AOS PACIENTES COMO TEM AGORA NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ZÉ HÉLIO” DIZ SECRETÁRIO DE FINANÇAS.

A Prefeitura de Paraibano recebeu no final do mês de agosto um micro-ônibus (marca Renault Master Minibus) para as pessoas que necessitam do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A entrega do veículo ocorreu em uma quarta-feira, do dia 27 do mês passado, em São Luís e três dias depois já estava transportando os pacientes que falaram da melhoria nas viagens.

O veículo foi uma conquista para o município por meio de uma indicação (solicitação) do deputado federal Waldir Maranhão (PSDB), que protocolou o pedido em 2017 em nome da população de duas cidades maranhenses: Paraibano e Cururupu. Ambas tiveram a aquisição dos transportes em 27 de agosto de 2017 através do Ministério da Saúde, confirmada pelo ministro da saúde Ricardo Barros.

O micro ônibus (Renault Master Minibus) contemplado pelo município, conta com ar-condicionado e tem espaço para 16 pessoas, tv, escada volante, etc. O carro está regularizados, com termo de doação assinados pela prefeitura e o Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda) pago pela Secretaria de Saúde. Em contrapartida, o município de Paraibano será responsável pelo seguro, manutenção e alimentação dos pacientes, em caso de viagens longas.

Almiran Pereira Sec. de
Finanças

“O veículo foi entregue à Prefeitura de Paraibano para transportar com maior conforto, as pessoas que necessitam efetuar o seu tratamento fora do município. Com o micro ônibus, o trajeto será mais rápido para os pacientes” destacou secretário municipal de finanças Almiran Pereira, acrescentando que “Agora  são três veículos para atendimentos aos usuários, esse micro ônibus, e duas vans, para essas viagens, uma van para São Luís, uma van para Floriano e o micro ônibus para Caxias…O micro ônibus vai três dias (terça. Quinta e sábado) por semana a Caxias, primeiramente vai buscar os pacientes no Povoado Varzinha e depois aqui, sai as 6 horas da manhã e retorna as 21 horas” informou “É um trabalho que as famílias e os pacientes elogiam e agradecem, pois nunca houve nas administrações municipais anteriores, três veículos disponibilizados para os pacientes que precisam desses atendimento em saúde” afirmou o secretário de finanças Almiran que considera que em Paraibano a saúde melhorou, conforme ressaltou “A mortalidade diminuiu em 90% e isso também tem elevado positivamente a aprovação do trabalho do prefeito Zé Hélio nesse setor de saúde e segurança” manifestou o secretário municipal de finanças de Paraibano, apontando como índice para esses números, os dados de mortalidade no município que caíram em menos de dois anos “Antes devido a acidentes, violência e outras causas, as pessoas sofriam por falta de atendimentos e também de veículos no setor da saúde e de segurança, hoje esse cenário mudou com a aquisição de ambulância, viaturas, e apoio dessas carros como vans e agora o micro ônibus, a população tem reconhecido e retornado esse apoio no trabalho do prefeito Zé Hélio”.

Almiran Pereira também observou que a Prefeitura de Paraibano, mantém uma casa de apoio às pessoas que precisam de atendimento em saúde na capital São Luís “É uma casa confortável, próximo dos hospitais, com boa infraestrutura, alimentação, higiene e pessoas que cuidam dos pacientes… sempre visitamos e toda semana um veículo tipo van, leva e traz os pacientes que reconhecem o esforço e carinho do prefeito Zé Hélio, vem tendo ao disponibilizar esse tão importante apoio para todos que necessitam” declarou Almiran Pereira.

O QUE É TFD?

O serviço do TFD é oferecido a pacientes que precisam de especialidades ou exames que o município não realiza. De posse de um pedido, o usuário solicita a marcação da consulta ou exame e posteriormente conforme a demanda um departamento da Secretaria Municipal de Saúde marca o dia da viagem.

Skip to content
Top