Notícias

FAMÍLIAS CARENTES RECEBEM MAIS DE 350 KG DE ALIMENTOS DO PROGRAMA PAA




O vice-prefeito Francisco Noleto participou na manhã desta quinta-feira (11-10-2018) no prédio onde está localizada a Secretaria Municipal de Agricultura da entrega de mais de 300 quilos de alimentos do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) em Paraibano.

Esta é a primeira vez que a comercialização é feita por meio do programa em 2018.

Mais de 29 agricultores levaram seus produtos, desde frutas, verduras, legumes, bolos, para serem comercializados no local e depois repassados para órgãos municipais que doarão às famílias carentes cadastradas em programas sociais com CRAS e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para o Hospital.

Dugero

O secretário ajunto de agricultura de Paraibano, Joaquim Soares Filho, popular Dugero, disse que há um ano e meio a secretaria estava buscando esse recurso, que foi contemplada agora em 150 mil “Se hoje famílias de Paraibano estão sendo beneficiadas se deve ao ex-secretário de agricultura Adelmo Soares, a quem agradecemos pela sensibilidade e iniciativa, também o empenho do prefeito Zé Hélio, com o apoio do Governador do Estado” esclareceu Dugero  “São diversos tipos de alimentos,  esses produtos a Secretaria Municipal de Agricultura de Paraibano se encarrega de receber do produtor, pesar e anotar os preços e de imediato repassa para a Secretaria Municipal da Assistência Social que distribui os CRAS, Centro de Convivência e Hospital que por sua vez repassarão para as famílias cadastradas nos programas” informou  “Então a gente só tem a agradecer pela parceria, aos agricultores que estão nos fornecendo os produtos, só hoje foram recebidos 369 kg de produtos de boa qualidade” ressaltou “ É bom lembrar que esses produtores cadastrados receberam no ano passado incentivos do Governo do Estado com kits de irrigação, kit forrageira, barreiros para acumular água para irrigação de hortas, preparo de terrenos com horas de trabalhos com tratores, capacitação, tudo isso para que o agricultor possa vender o seu produto direto ao governo, através da secretara municipal de agricultura, para isso o produtor cadastrado tem uma renda de R$ 541 mensal, que totaliza R$ 6.500 anual…E esse dinheiro é depositado mensalmente na conta do agricultor pelo governo do estado” concluiu.

Os agricultores estavam felizes com a venda dos produtos. A senhora Claudenice produtora de verduras, legumes e bolos declarou que é muito importante o Programa PAA. Para ela que mora na cidade, mas tem uma produção de alimentos no povoado Vão das Coivaras, o programa veio para incentivar as pessoas, principalmente as mais humildes e trabalhadoras “É um programa muito bom, a gente que não tinha muito para quem vender, às vezes vendia na feira, agora com esse programa de aquisição de alimentos, tem essa ajuda do governo, e dá para continuar trabalhando naquilo que a gente gosta, além de saber que também estamos ajudando a alimentar as famílias mais pobres” disse Dona Claudenice.

Paraibano aderiu no ano passado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura Familar – SAF. Na época o então secretário estadual Adelmo Soares foi uma das pessoas que mais lutaram para que o município aderisse ao programa. O ex-secretário e hoje deputado eleito, tem sido elogiado pelas famílias que participam do Projeto e também pela administração municipal.

O vice-prefeito Francisco Noleto disse que “Agradece ao prefeito Zé Hélio e toda a sua equipe administrativa pela estrutura em tornar possível aos produtores de Paraibano uma renda e incentivo à produção de alimentos para beneficiar as pessoas carentes”.

O chefe de gabinete da prefeitura, Raílton Sousa frisou que “Vale ressaltar que Paraibano conseguiu o PAA no valor de 150 mil reais, através na gestão do secretário e nosso amigo Adelmo Soares (atualmente eleito Deputado Estadual) ele nos prestigiou mandando esse recurso além de outros benefícios, isso é muito importante porque esse dinheiro vai aplicado na compra de alimentos dos nossos agricultores… Esse dinheiro vai circular em nossa cidade e os produtos vão beneficiar a população cadastradas em órgãos municipais. Então é importante também destacar  que a agricultura familiar dentro do município de Paraibano cresceu muito na administração do prefeito Zé Hélio, que vem dando muito suporte juntamente com nosso ex-secretário da agricultura familiar Adelmo Soares e o governo, e o excelente trabalho do Dugero e toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura” disse  Raílton Sousa.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Elaine Cinthya, o programa  tem por objetivo ainda fortalecer a agricultura familiar e ofertar uma alimentação de boa qualidade para as pessoas que estão em risco social.

Segundo Gabriela Lima assistente social do CRAS e supervisora do Programa Criança Feliz “ Esses alimentos para as famílias que são acompanhadas pelo CRAS  e pelo Criança Feliz é de extrema importância pois são famílias que tem vulnerabilidade social e com esses alimentos é garantido uma melhor qualidade de vida, além de valorizar a produção local” pontuou.

Kassia Lays coordenadora do CRAS da Subestação comentou que famílias por serem carentes e referenciadas dentro do CRAS não tem uma alimentação adequada em suas casas “Também não tem uma renda que dê para comprar algo, essa parceria do governo com a prefeitura é importante para todos, principalmente para as famílias que tem a possibilidade de uma alimentação saudável” acrescentou “Hoje temos 192 famílias referenciadas dentro do CRAS e serão para essas famílias que iremos distribuir esses alimentos oportunizando-as  direitos que elas tem, de uma alimentação digna e saudável”.

O Programa de Aquisição de Alimento é um instrumento de política pública do Governo Federal, executado em parceria com o Governo do Estado e municípios. Tem como principal objetivo promover a inclusão sócia produtiva e o desenvolvimento local com a finalidade de proporcionar uma vida mais digna aos maranhenses.

   

Skip to content
Top