PARAIBANO: CRECHE TIA ZEZÉ LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

A Creche Tia Zezé em Paraibano apresentou na sexta-feira (03/05) o Projeto Educação Financeira, com o subtema Administrar Faz a Diferença. O projeto foi apresentado para os pais das crianças que estudam na creche.

O projeto foi idealizado pelo Ministério Público que em parceria com a Prefeitura de Paraibano e a Secretaria Municipal de Educação deram início às ações do referido projeto nas escolas da rede municipal de ensino com a participação de toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade de lançamento na Creche Tia Zezé a secretária municipal de educação, Doralina Coêlho, abriu o evento explicando o objetivo do projeto que é incentivar o hábito de economizar, trabalhar com cálculos e dinheiro e orientar como trabalhar com gastos e principalmente conversar sobre a importância do consumo consciente por um mundo mais sustentável.

A coordenadora geral de educação Socorro Lucena e a diretora Antônia Neide, a diretora-adjunta Maria Helena e a coordenadora Elizene Damasceno, e professoras dos turnos matutino e vespertino participaram do momento importante para a educação financeira voltados para as famílias e seus filhos.

Crianças do Pré-escolar 2, alunos da professora Elizana, apresentaram o símbolo do porquinho, uma espécie de cofre, incentivando as crianças a economizarem desde cedo de forma lúdica, porém prática.
Houve apresentação do vídeo infantil “Zequinha e a Porquinha”.

A professora e coordenadora Adahiane Feitosa explicou aos pais a importância do projeto e como os mesmos devem incentivar os filhos na prática de economizar desde cedo “A inclusão do tema nas escolas segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo a educação financeira é abordada, maiores são as chances dos estudantes adotarem hábitos de consumo consciente” disse a professora.

A secretária Doralina Coelho, esteve nos dois turnos em que o projeto foi apresentado e destacou o papel dos professores que tem feito um importantíssimo trabalho, lembrou das famílias que vem participando do projeto. A secretária de educação de Paraibano não esqueceu de agradecer a todos os demais profissionais integrantes das escolas que tem mostrado grande interesse na execução do referido projeto. Também falou do apoio do prefeito Zé Hélio e dos secretários municipais.

PARA ENTENDER:

A Educação Financeira entra como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e compõe os currículos de redes e escolas de todo o país. Como objetivo, vai orientar como trabalhar o consumo consciente com os estudantes.

A Educação Financeira não é um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura de realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva. Apesar de ser destacado explicitamente apenas na área de matemática, a proposta do documento é que estados e municípios possam abordar além do consumo consciente, oriente ainda o planejamento financeiro em diferentes disciplinas.

A educação financeira deve levar para as crianças uma visão de que poupar vai além de colocar as moedas no cofre. São todos exemplos simples que começa quando apagamos a luz ou fechamos uma torneira. Isso é poupar também recursos naturais (ambientais).

Por meio da mudança de comportamento e no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade de uma forma geral.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e pessoas no palco