PARAIBANO: Cervejaria vai comprar mandioca dos 30 municípios do Mais IDH.

Secretário de Paraibano diz que parceria vai beneficiar agricultores familiares.

O secretário municipal de agricultura de Paraibano, Joaquim Soares (Dugero) esteve no final do mês de julho, mais precisamente na quarta-feira (31), em São Luis onde participou de reunião com autoridades estaduais e representantes da cervejaria Ambev, e do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria De Estado Da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) – onde foi discutido a parceria para fornecimento de mandioca produzida pelos agricultores familiares dos 30 municípios do Plano Mais IDH para fabricação de cerveja da marca Magnífica.

Na reunião, referente ao cultivo da mandioca , houve a inscrição do SIM -Selo de Inspeção Municipal, Lei, faltando apenas implantar no município.

Dentre as Prefeituras da região que irão implantar o SIM está Paraibano, Buriti Bravo, e Mirador que com a implantação da Lei de Produtos Artesanais, irão gerar empregos nos municípios.

O secretário de agricultura de Paraibano, Dugero, também fez visita à Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), onde conversou com o chefe de gabinete, buscando solução para o Poço Artesiano do Povoado Saquinho no intuito de melhorar a vida dos moradores da comunidade. Dugero disse ao Paraibanonews, que o Poço do “Saquim”, conforme as planilhas da SAGRIMA estava tudo “OK”, foi preciso o secretário de Paraibano, mostrar com fotos e vídeos que a situação atual do poço não correspondia às planilhas, que existe um problema “Infelizmente o poço está na situação, pelo fato que o mesmo está em outro município e o convênio está em nome de Paraibano, ficando impossibilitado de fazer algo, gerando um impasse; Paraibano não pode solucionar a situação do poço, porque o mesmo está em nome de outro município, que consequentemente não resolve porque o convênio está em nome do município de Paraibano” explicou o secretário Dugero.

Dugero pediu ao chefe de gabinete da SAGRIMA, que ignorasse essa questão e visse a situação do povo que necessita da água, ajudando à todos da comunidade do Saquim.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna