Notícias

PARAIBANO: DESFILE CÍVICO RESGATA DATA IMPORTANTE E É APLAUDIDO PELO PÚBLICO.




 

PREFEITO ZÉ HÉLIO É ELOGIADO AO ANUNCIAR REPASSE DO FUNDEB PARA OS PROFESSORES.

A prefeitura de Paraibano, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o desfile cívico nos dias 6 e 7 de setembro, encerrando as comemorações alusivas ao tradicional a Semana da Pátria.
Alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino, e de instituto e universidades, professores, desfilaram em diversas alas (pelotões) com temas que mostrou valores morais, de justiça, sociais, religiosos, entre outros temas importantes referentes ao nosso país e às tradições culturais do nosso município. A novidade esse ano foi o resgate do 7 de setembro com uma nova fanfarra comprada pelo prefeito para valorizar a festa mais simbólica do Brasil. A fanfarra com 100 integrantes foi aplaudidíssima pelo público que esteve em todo o trajeto do desfile e abrilhantou ainda mais o evento “É a coisa mais linda que a gente sente, nos resgata aos tempos em que desfilávamos com maior orgulho de representar o Brasil” disse a professora Marinete ao lado da amiga Luizinha Guerra “Só temos que elogiar a todos que fizeram esse desfile tão bonito. Serve de exemplo para essa geração que há anos não tinha o desfile do 7 de setembro” disse Dona Luizinha.
Na sexta-feira dia 6 de setembro, primeiro dia do desfile, o pequeno Lucas, de 6 anos, que estava com a mãe no meio do público na praça, esticava o pescoço a todo momento tentando enxergar, ao longe, os pelotões, e vibrou quando o das forças armadas, com crianças fardadas, passaram em sua frente “Quero ser policial” disse ao site Paraibanonews. Na sexta-feira desfilaram os alunos da Pré-escola, do 5º ao 9º ano.
A Secretaria Municipal de de Educação, mudou o horário e o trajeto do desfile em Paraibano. À partir das 16:00 horas, os alunos ficaram concentrados entre a Rua Clube de Jovens, Rua Santa Luzia e Praça Sérgio Coelho, de onde seguiram pela Av. 1º de Maio e desceram pela Rua 7 de Setembro até a Praça João Paraibano, onde foi colocado um palanque para as autoridades. A secretária de educação Doralina Coelho foi a apresentadora do desfile. Vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Francisco Carvalho e o prefeito Zé Hélio estiveram presentes durante toda a apresentação do desfile nos dois dias. Também a primeira -dama Dilma Lima e a mãe do prefeito Dona Magnólia Pereira (Princesa) prestigiaram o evento. O secretário de finanças Almiran Pereira, distribuiu água e refrigerantes para o público.
No sábado dia 7 de setembro, o desfile foi das escolas do 6º ao 9º ano, Faculdades do Programa Ensinar e UEMANET, UAB e PROJOVEM CAMPO, IFMA, e escolas da zona rural como Professora madalena (Varzinha) e Padre Constantino Vieira (Poço Verde).
O destaque da noite foi a homenagem que os integrantes da Fanfarra fizeram ao Sr. José Freitas (Zezito) falecido na madrugada do dia 7. Ao passar ao lado do beco de acesso à residência do mesmo, a Fanfarra fez uma parada, e ficou só ao toque lento do Tambor Surdo, depois em uma marcha lenta, seguiu alguns metros e recomeçou, a atitude de respeito emocionou o público. Minutos depois, no palanque de autoridades, a secretária municipal de educação Doralina Coelho pediu um minuto de silêncio em respeito a José Freitas e Sérgio (ambos falecidos no mesmo dia) após o ato houve aplausos do público.
Muitos elogios do público para o desfile do 7 de Setembro em Paraibano “Não entendo como as administrações anteriores acabaram com essa coisa tão linda. Meu filho está feliz demais e a gente se emociona também em ver tanta dedicação dos pais, professores e alunos, quero aqui agradecer ao prefeito Zé Hélio que trouxe de volta esse que é o evento mais importante para a educação, valorizando nossa história e nosso país, que passa por tantos maus exemplos de desvalorização atualmente. Parabéns estava tudo perfeito” elogiou Dona Maria das Dores, mãe de uma aluna.
O prefeito de Paraibano Zé Hélio, disse ao site Paraibanonews, que uma das suas prioridades é resgatar o que sempre foi positivo para o município, e o evento cívico é importante para valorizar a educação e a história do Brasil “Quando criança, o 7 de Setembro era um evento que fazia com que a gente se orgulhasse do nosso país, eram dias sonhando com a data, desde os ensaios com a fanfarra, até o dia do desfile, a gente nem dormia direito só para ter a alegria de desfilar…Isso se perdeu com as administrações que não valorizava essa data, o que sempre achei muito triste… Investimos na compra dos instrumentos para a Fanfarra, nos instrutores, adquirimos o fardamento e eles fizeram bonito, emocionando a todos, vir a felicidade nos olhos dos pais, dos alunos e do público em geral” manifestou o prefeito de Paraibano “Quero agradecer a cada professor, aos pais que entenderam e não mediram esforços para proporcionarem esse momento de alegria para seus filhos e nossos alunos, Parabéns a todos” disse Zé Hélio ao site Paraibanonews.
No desfile deste dia 7 de Setembro, os professores de Paraibano, aplaudiram, se abraçaram, gritaram de alegria, ao ouvir o anúncio de que os precatórios do FUNDEB, no valor de 33 milhões e que já se encontra na conta da Prefeitura, será repassado 60% desse valor, conforme preconiza a lei, para os professores do município “Essa é uma forma de valorizar quem está a frente da nossa educação, os professores” afirmou Zé Hélio “São merecedores por tudo que vem fazendo pelo nosso futuro” disse o prefeito de Paraibano, nitidamente feliz.

A professora e poetisa Maria Seuma Carvalho disse que foi “Lindo desfile! Regate da nossa brasilidade e patriotismo. Parabéns ao prefeito Zé Hélio, Doralina Coêlho, secretaria de Educação Municipal, ao diretores e professores, aos pais de alunos, a banda, toda comunidade estudantil, pelo desempenho neste momento cívico. Orgulho para nossa cidade”.

Muitas pessoas saíram elogiando o desfile em Paraibano pela sua alegria, empenhos dos profissionais da educação e dos pais, e pela valorização da cultura.

Abaixo fotos dos dois dias:

             

     

     

     

      

     

     

     

      

     

     

     

     

     

     

     

      

     

     

     

     

          

    

Skip to content
Top