PREFEITURA E SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZARAM CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO.

A Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde, Secretaria. da As. social, Secretaria da Mulher, e com grande articulação do diretor de juventude Caio Martins (incansável), realizaram durante o mês de setembro a Campanha do Setembro Amarelo, levando aos adolescentes e jovens, Palestras de Conscientização sobre Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.

Temas como Bullyng, Depressão, entre outros problemas que afligem o cotidiano da população brasileira, são levantados , discutidos e esclarecidos por profissionais como psicólogos, enfermeiros, etc. Questionamentos são debatidos e a participação dos jovens é surpreendente.

Nunca se falou tanto sobre esse tema do suicídio, e deve ser discutido e muito, pois segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio. No mundo, esta é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. No Brasil conforme dados da ONG Centro de Valorização da Vida – CVV- a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. São números alarmantes e que devem ser realmente, combatidos. Portanto é preciso estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, eliminando os tabus, preconceitos e vergonhas daqueles que estão passando por momento difíceis.

” Durante todo o mês de setembro fizemos ações em Paraibano, nesse movimento chamado de Setembro Amarelo, que tem por objetivo, chamar a atenção da população para esse problema. O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores, e esse trabalho que estamos fazendo com a colaboração de várias secretarias tem sido reconhecida por todos. É interessante observar a participação dos jovens nas palestras” disse Caio Martins, diretor de juventude da SJEL de Paraibano.

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto
A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

O Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Juventude Esportes e Lazer, por meio de seu diretor Caio Martins realizou ações durante todo o mês de setembro, referente a Campanha do Setembro amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção para o problema do suicídio no mundo e tem o mês voltado para esse tema.

Caio Martins, com apoio de diversas secretarias municipais e entidades, levou orientações, por meio de palestras a diversas escolas do município e do Estado.

Uma dessas palestras foi realizada na tarde do dia 11 de setembro na Escola Raimundo Fernandes em Paraibano.
Mais de 90 participantes ouviram mensagens de apoio, e alertas sobre um dos problemas que atinge principalmente jovens, o suicídio.
Vários profissionais de setores da saúde, educação, assistência social, secretaria da mulher, se envolveram e colaboraram na campanha, juntamente com Caio Martins.