PARAIBANO: REALIZADA A 2ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

Sec. As. Social, Elaine Cintya                 Foto:Leo Lasan

No início do mês de setembro de 2019 a Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria de Assistência Social de Paraibano, realizou, no dia 05 (segunda-feira), na Câmara Municipal, a IIª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento abordou o tema “Brasil e o Mapa da Fome Estratégias de Superação”.

Segundo a secretária de Assistência Social, Elaine Cintya, o objetivo é ampliar e fortalecer compromissos políticos para promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Após o credenciamento dos participantes, foi lido e aprovado o Regimento Interno, e alunas da Escola Sarney Costa fizeram apresentação cultural com a dança “Batidão da Alimentação”.

Chefe de Gab. da Prefeitura Raílton Sousa

O chefe de gabinete da prefeitura Raílton Sousa deu as boas vindas e destacou a produção de alimentos no município.

A secretária de educação Doralina Coelho disse em seu discurso que a segurança alimentar é muito importante no contexto de saúde pública e na educação, garantindo que as crianças possam se alimentar nas escolas, com variedades de alimentos de forma saudável.

A secretária de saúde Lucimar Sá enfatizou a união das secretarias no desenvolvimento das ações administrativas e desejou que da Conferência saiam propostas para melhorar as políticas públicas em todos os setores. O coordenador do Programa Bolsa Família no município, Jackson Reis, mostrou como funciona o programa e os seus benefícios.

Perisvaldo Soares fez explanações sobre o Sistema de Presença da frequência dos alunos nas escolas (aulas) e dos cuidados que os pais tem de atualizar os cadastros desses alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Escola. Segundo Perisvaldo Soares, o município e Paraibano tem mais de três mil crianças acompanhadas pelo Bolsa Família.

A gestora do Bolsa Família da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula e a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Lívia Holanda, falaram sobre SISVAN, Saúde na Escola, dos objetivos e propósitos a serem trabalhados nas escolas durante todo o ano letivo.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, o secretário de agricultura Joaquim soares Dugero, mostrou o número de pessoas cadastradas no programa, do trabalho dos mesmos e explicou que o PAA é um programa de compras de alimentos do governo federal que incentiva a agricultura familiar, promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema e o acesso à alimentação adequada e saudável. Da distribuição desses alimentos para o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, etc.

O técnico Ferdinan Vieira falou das parcerias, dos financiamentos, destacando que mais de 4 milhões de reais foram aplicados na agricultura familiar, por meio do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, informou sobre a logística dos projetos e das assinaturas, e dos critérios.

O palestrante da Conferência Miercio Robert Martins, fez explanção sobre as razões, motivos e estratégias para continuidade da política do SAN e SISAN. O assistente social em políticas públicas e palestrante Miercio elogiou a participação e afirmou que nunca viu um município apresentar tão bem as politicas pública como as apresentadas pelos palestrantes de Paraibano. Disse que Paraibano é terra de quem discute, de quem constrói.

Após a palestra de Miércio Martins, foi servido um lanche e em seguida formados grupos de trabalhos e discutidos os eixos temáticos: Eixo 1: Razões Motivos e Estratégias para Continuidade da Política Pública do SAN eSISAN.
Eixo 2: Avanços e recuos no decorrer dos últimos anos nos programas, equipamentos e ações de SAN, incluindo os aspectos orçamentários e financiamento.

Foi realizado apresentação e aprovação das propostas por eixo temáticos e eleitos os delegados que irão representar o município em São Luis. A avaliação da Conferência foi positiva.

No evento participaram os vereadores Denis Nascimento, João Marcelo, Ana Célia, as secretárias municipais de meio-ambiente Rosilene Guera e a secretária adjunta Zelândia, a secretaria municipal da mulher Dayana Moura, a coordenadora geral de educação Socorro Lucena, a diretora do hospital municipal Auriana Sá, o advogado da prefeitura Hugo Leonardo, da articuladora do selo UNICEF no município Césia Margareth, profissionais do setor da educação, saúde, e demais secretarias municipais, sociedade civil e comunidade geral. A II Conferência de Alimentação e Nutrição de Paraibano teve a apresentação coordenada por Cássia Lays.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A Secretaria de Assistência Social de Paraibano, realizou, na segunda-feira (05), na Câmara Municipal, a IIª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento abordou o tema “Brasil e o Mapa da Fome Estratégias de Superação”.