PARAIBANO: SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, DUGERO, PARTICIPA DE AGRITEC EM PRESIDENTE DUTRA E CONSEGUE MAIS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Paraibano, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, esteve representada, na   realização da 18ª AGRITEC em Presidente Dutra-MA, no dia 7 de agosto de 2019.

O secretário municipal de agricultura de Paraibano, Joaquim Soares ‘Dugero’, juntamente com o técnico agrícola Ferdinan Vieira, representaram o prefeito Zé Hélio, e na ocasião, Dugero reencontrou amigos, a exemplo do Deputado Estadual Adelmo Soares e do superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Pedro Bello.

Dugero em nome do prefeito Zé Hélio, solicitou de ambos (Adelmo e Bello) projetos para cultivo de hortas nas escolas, proporcionando aos alunos, técnicas agrícolas, técnicas de agronomia, ensinando-os a lidar com o solo e suas possibilidades na produção de verduras, leguminosas, e posterior aproveitamento desses produtos na merenda escolar da própria escola.

EXEMPLO

O Governo Federal tem o Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS- para tecnologias de captação de água da chuva, para consumo em escolas públicas do Semiárido. Feitas com placas de cimento, assim como a cisterna de consumo familiar, a cisterna escolar tem capacidade maior de armazenagem (52 mil litros) e pode garantir o acesso à água por oito meses (contando 20 dias de aula por mês).

A implantação de cisternas nas escolas garante água limpa e de boa qualidade aos alunos e impede que as aulas sejam interrompidas por falta de água. Os professores também são capacitados para a gestão da água captada e armazenada, com orientação sobre a finalidade da água coletada, a importância da educação alimentar e nutricional e temas de convivência com a estiagem para serem desenvolvidos com os estudantes.

REALIDADE

O secretário de agricultura de Paraibano, Joaquim Soares, afirmou ao site Paraibanonews, que tanto o Deputado Adelmo Soares como o superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Pedro Bello, prometeram destinar as cisternas para a cidade especialmente para as escolas do município de Paraibano. Dugero disse que a quantidade de cisternas que serão destinadas ao município,será anunciada ainda esta semana.

O secretário municipal de agricultura de Paraibano, Dugero,destacou a importância das cisternas nas escolas “A cada dia a alimentação saudável, sem agrotóxicos, se faz necessário para a nossa vida, com nossos estudantes envolvidos nesses conhecimentos e tendo a oportunidade de vivenciar na escola essas boas práticas, com canteiros ou hortas, vamos ter um salto de qualidade de vida de nossa população” disse Dugero ao Paraibanonews “E vai além, nossos alunos além de dar importância aos produtos agrícolas, consequentemente darão mais valorização a quem produz, seja na cidade ou no campo” concluiu, Dugero.

Na segunda-feira(5) dessa semana, durante a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em Paraibano, a questão de hortas nas escolas foi uma das propostas votadas no evento. Dois dias depois o secretário de agricultura Dugero, já consegue viabilizar junto ao Governo do Maranhão, a proposta. Isso que significa eficiência. Antenado com a realidade e prático com a coisa pública, Dugero e toda a sua equipe (em destaque para Ferdinan Vieira), tem se tornado um secretário exemplar na condução à frente da secretaria em que está trabalhando.

EVENTO EM PRESIDENTE DUTRA-MA.

A AGRITEC de Presidente Dutra aconteceu na quarta-feira, e teve as presenças do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Otelino Neto, que foram acompanhados dos deputados AA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livredelmo Soares (PCdoB), Fernando Pessoa (SD), Ricardo Rios (PDT), Ciro Neto (PP) e Daniella Tema (DEM), de Júlio César Mendonça, secretário de Estado da Agricultura Familiar, do prefeito de Presidente Dutra Juran Carvalho, entre outras autoridades.

RESULTADOS

Em 2017, Paraibano realizou a primeira AGRITEC do médio sertão maranhense e até hoje os resultados do evento são positivos. Um dos principais objetivos da Agritec é promover conhecimento ao agricultor e agricultura familiar, além de socializar novas tecnologias para otimizar sua produção de forma sustentável.