SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

PARAIBANO: ESCOLAS FAZEM CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

A Prefeitura de Paraibano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, das escolas em parceria com os pais e alunos, realizaram na noite da terça-feira, 3/12/2019, culminância do Projeto Educação Financeira, na Casa de Eventos, centro da cidade. Alunos e professores ao longo de 2019, planejaram a realização deste evento. O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educação Financeira, que fez parte da grade curricular das escolas de Paraibano neste ano.

Idealizado pelo Ministério Público do Maranhão por meio dos promotores de justiça de São Luis, Dr. Nacor Paulo Pereira e Dr. Gustavo Pereira da Silva da comarca de Paraibano, o projeto serve como forte instrumento de cidadania visando a implementação de ações educativas, a exemplo da inclusão financeira das crianças e adolescentes como forma de incentivá-los a se tornarem consumidores conscientes, desde cedo.

A secretária municipal de educação de Paraibano, Doralina Coelho, em seu discurso de abertura da culminância disse que “O projeto é muito importante, pois demonstra a preocupação com as nossas crianças e adolescentes na formação de futuros bons cidadãos para serem íntegros e honrados com seus compromissos” pontuou a secretária.
Todas as escolas do município estiveram no evento, uma espécie de feira, onde foram demonstrados o empenho e execução dos trabalhos, durante todo o ano letivo .
No local foram instalados estandes das escolas, apresentação de danças, paródias, teatro, todos com foco na temática da educação financeira.

A Creche Tia Zezé apresentou uma encenação com o tema “Saber Administrar Faz a Diferença” com crianças cantando a música “Mãe Me Dá Um dinheirinho”.

A Unidade Escolar “Os Amiguinhos” mostrou o subtema “Descobrindo os Valores, Meu Cofrinho Meu Futuro”.
O Complexo Educacional Antonio Brito, apresentou o subtema:”Meu Cofrinho Meu Tesouro”.

A Unidade Escolar Henrique Dias o subtema: “Cuidar Economizar,Para Não Faltar”.

O Sarney Costa, escola do bairro da Subestação apresentou uma literatura de cordel onde destacava “Uma Proposta Responsável e Consciente”.

A escola Padre Dante Gréggio, também da Subestação, levou para o palco da Casa de Eventos, a paródia “Nunca Deixe de Sonhar”, onde versava sobre economizar e aprender a poupar.

A Escola Raimundo Fernandes também utilizou da paródia para falar sobre educação financeira familiar, no estilo da música Asa Branca.

A Unidade Escolar João Paraibano, apresentou a proposta “Hora de Economizar” com os alunos do terceiro ano matutino.

Alunos da Escola Dr. Adonias de Lacerda levou para o público a apresentação de como “Viver Com o Dinheiro Que se Tem”. Já alunas do anexo da mesma escola, apresentaram a peça teatral “A Imitosa” que chamou a atenção para os dilemas da adolescência onde a competitividade é grande, principalmente no seio familiar, onde duas irmãs discutam a inspiração uma da outra nos mesmos gostos pessoais.

A escola do bairro Marajá, Unidade Esc. Januário Dias Carvalho, destacou o subtema de uma economia mais responsável e consciente.

Descobrir que as coisas boas da vida não custam nada, foi a ideia bem elaborada e apresentada pelo alunos da Escola Irmã Gema Rover.

Ensinar a Consumir, Poupar para depois Investir, foi destacado pela Escola Maria Madalena, do povoado Varzinha.

Para a Unidade Escolar Darcy Furtado, “Saber Administrar Faz A Diferença”, e a apresentação “É Tempo De Poupar” agradou ao público no evento.

A escola do povoado Poço Verde, a Unidade Escolar Padre Constantino Vieira mostrou que “Saber Gastar É a Melhor Forma de Economizar”.

Também houve apresentação da Escola Zélia da Cruz que orientou que é “Preciso Economizar Para o Futuro Transformar”.

A secretária de educação, Doralina Coelho, agradeceu a todos em nome do Prefeito de Paraibano Zé Hélio e secretário de finanças Almiran Pereira, bem como a todos que se dedicaram à execução do Projeto de Educação Financeira.

Ao final do evento houve distribuição de brindes e diplomas para alunos e diretoras de escolas.

Presenciaram a culminância do projeto o vice-prefeito de Paraibano, Sr.Francisco Noleto, os promotores Dr. Nacor Paulo Pereira e Dr. Gustavo Pereira da Silva, a secretária municipal de educação Doralina Coelho, o chefe de gabinete do prefeito Zé Hélio, Raílton Sousa, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Elisângela Teixeira, os vereadores Ricardo Campos, Chiquinho Paraibano, secretários municipais: Elaine Cintya (Sec. As. Social), Daiane Moura (Sec. da Mulher), Lucimar Sá (Sec. de Saúde), Rosilene Guerra (Sec. Meio Ambiente), Socorro Lucena (Sec-adjunta de Educação), Adaihane Feitosa (Art. Selo Uicef), Caio Martins (Diretor de juventude), Dr. Hugo (jurídico da Prefeitura), José de Arimatéia e Prof. Cláudio, professores, pais e alunos entre outras autoridades.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, mesa e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna