PARAIBANO COMEMORA RECORDE EM PRODUÇÃO DE ABÓBORA. FORAM 4.640 MILHÕES DE QUILOS DE ABÓBORA COMERCIALIZADOS.

Sec. de Agricultura Joaquim Soares (Dugero)

“A agricultura de Paraibano desde 2017 vem tendo muitas conquistas. Em todos esses anos a administração do prefeito Zé Hélio rendeu boas safras de grãos e legumes com aumento na produtividade.
A abóbora nosso símbolo de economia local bateu recorde de safra e venda em 2020, o agricultor teve seu produto mais valorizado e a agricultura cumpriu seu papel no desenvolvimento e na economia do nosso município”, destacou o secretário municipal da Agricultura, Joaquim Soares, o Dugero, na manhã da segunda-feira 25/05 ao saber dos números recordes.

“Em fevereiro quando começa a venda, até esse mês de maio considerado o final da safra, já foram comercializadas 232 carradas de abóboras, cada uma pesando 20 toneladas, o que corresponde um total de 4.640.000,000 quilos” comemorou o secretário de agricultura de Paraibano.
No início das vendas deste ano, o quilo da abóbora era comprada a 1 real, depois baixou para 90, 80, 70, 60 e 50 centavos conforme a oferta e procura.

A produção de abóbora baseada na agricultura familiar tem alcançado os mercados mais exigentes e competitivos do Brasil. Grande parte das exportações da abóbora paraibanense tem como destino o mercado do nordeste, mas também alguns do sudeste e centro-oeste.

Apoio e Equipamentos

Para fortalecer a agricultura familiar no município, a Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Governo do Estado e do Deputado Estadual Adelmo Soares, vem apoiando o agricultor em vários setores que contribui para o desenvolvimento de melhores condições de trabalho e produto.

São vários investimentos como poços artesianos, barreiros, cisternas, kits de irrigações, forrageira, toneladas de sementes de milho, arroz, feijão, e recursos de bancos a exemplo do Agro Amigo, PRONAF, e programa do Governo Federal o PAA. Além disso, a Prefeitura de Paraibano com a Secretaria Municipal de Agricultura cedeu equipamentos e implementos agrícolas para os agricultores.

O secretário Joaquim Soares explica que o prefeito de Paraibano Zé Hélio tem na Secretaria Municipal de Agricultura a chance de ajudar os agricultores aplicando os programas dos governos federal e estadual para melhorar a vida do homem e da mulher do campo.

O secretário municipal de agricultura Joaquim Soares destacou ao site, que no Dia do Trabalhador Rural, comemorado no dia 25 de Maio, foi a melhor notícia para uma das mais importantes classes de trabalhadores do Brasil. O secretário aproveitou para agradecer ao prefeito Zé Hélio, por apoiar a agricultura e produtor rural, aos sindicatos e associações e principalmente ao homem e mulher do campo.

Reportagem e Fotos:www.paraibanonews.com.br /jornalista:Leo Lasan