Paraibano – Nossa História



Em 1920, chegava ao local onde hoje se situa a cidade, o paraibano Antônio Brito Lira, acompanhado de seus familiares, em busca de melhores condições de vida, já que a seca assolava seu Estado. Alí, já encontrou o Sr. José Fernandes que residia só e se dizia dono das terras e de quem, mais tarde, Antônio Brito adquiriu a gleba. O novo proprietário, então, deu início à exploração agrícola, alcançando grande sucesso na produção.

Com a chegada de novos moradores, foi o povoado progredindo e tomando outro aspecto, com a construção de casas de telha, abertura de estabelecimento comerciais e crescimento elevado da produção agrícola, ao ponto de ter que exportar os produtos, até para outros Estados.

Em 1931, João Brito Lira organizou uma “feira”, onde todos pudessem comercializar seus produtos, causando grande repercussão, além dos resultados positivos auferidos pelos produtores. Em 1937, foi construída a capela de São Sebastião, Padroeiro do lugar. Em 1945, os filhos de Antônio Brito Lira, mandaram construir um mercado, para onde foi transferida a “feira”. Em 1952, o povoado que já se equiparava à sede, “Pastos Bons”, foi elevado à categoria de município pela lei nº 841, de 30 dezembro, com o nome de Paraibano, em homenagem a seu fundador. A área integrante do atual município foi desmembrada de Pastos Bons.

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Paraibano, pela lei estadual nº 841, de 30 de dezembro de 1952, desmembrado de Pastos Bons. Sede no atual distrito de Paraibano ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1 de janeiro de 1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras características –

Em julho, é realizada a Grande Vaquejada de Paraibano, uma das maiores e mais tradicionais do estado do Maranhão, atraindo um grande número de turistas de todo o estado, e também do vizinho estado do Piauí

Fotos:






Top