MAPA DO SITE

BLITZ EDUCATIVA EM PARAIBANO: 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

BLITZ EDUCATIVA EM PARAIBANO 18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESNa manhã desta terça, 18, a Gestão Vanessa Furtado, através da Secretaria Municipal de Assistencial Social, Segurança Alimentar, e Defesa Civil, liderada por Edivania Coelho, juntamente com o Conselho Tutelar, Policias Civil, Polícia Militar, representantes da Câmara Municipal, na pessoa do Presidente João Marcelo,  e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação,  Juventude, Esporte e Lazer,  realizaram ABORDAGEM SOCIAL nos principais pontos da cidade em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

O Dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 21 anos muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. 

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. 

Segundo a Secretária Edivania Coelho, a ABORDAGEM SOCIAL teve como finalidade mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “Não posso deixar de agradecer todos os envolvidos não só na Abordagem Social, como também em todos os eventos que englobam a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Agradeço o total apoio de nossa Prefeita, de todo secretariado, do Conselho Tutelar, das Policias Civil e Militar, e em especial a toda equipe que compõe a Secretaria Municipal de Assistencial Social, Segurança Alimentar, e Defesa Civil”, concluiu Edivania Coelho - Secretária.

brasao

Praça Guilhermino Brito, s/n, Centro
Paraibano - Maranhão - CEP: 65.670-000
CNPJ: 05.303.144/0001-30
Fale Conosco:
faleconosco@paraibano.ma.gov.br
Atendimento ao Cidadão
de Segunda a Sexta, das 08h às 12h
(99) 3554-1480 / (99) 3554-1112
 
© 2021 Prefeitura Municipal de Paraibano - Ma. Todos os direitos reservados.