Notícias

PARAIBANO: PREFEITURA DISTRIBUI MAIS DE 1.315 KG. DE ALIMENTOS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS-PAA.




Matéria referente ao mês de agosto
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal executado pelo Governo do Estado e Municípios colaborando com o combate à fome e à pobreza e um dos maiores programas de resgate à cidadania com respeito ao meio ambiente. Possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Em Paraibano há mais de 15 anos, o PAA tem transformado a vida das pessoas inseridas no programa.
Na administração do prefeito Zé Hélio (in memoriam) o Programa PAA com parcerias de instituições bancárias como o Banco do Brasil e do Nordeste, destinou mais de nove (9) milhões para a agricultura familiar, como destacou o secretário municipal de agricultura, Joaquim Soares, o Dugero, em entrevista ao Paraibanonews.
Na quarta-feira, 26 de agosto, mesmo em meio à pandemia que tem dificultado o comércio, o atual prefeito Francisco Noleto, e o secretário Dugero, fizeram mais uma aquisição e entregas de mais de 1.300 kg. de alimentos produzidos pelas pessoas cadastradas no programa. Esses alimentos foram doados para o hospital, para a Secretaria da Assistência Social, que repassou para o CRAS e Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O PAA em Paraibano tem melhorado a vida de muitas famílias, como afirmou Dona Aurilene Rodrigues da Silva, moradora da Vila Guilhermino Brito que produz hortaliças. Para ela, o incentivo ao trabalho por meio dos empréstimos do AgroAmigo, facilitou a produção de verduras e legumes. “Quando eu comecei pro volta de 2009 a 2010 era difícil, depois melhorou, mais teve muita concorrência para vender os produtos no comércio…Hoje a gente tem a venda garantida para a Prefeitura e assim podemos com o dinheiro que ganhamos comprar mais alimentos para os meus filhos e outras coisas básicas para casa” disse.
Para o produtor rural Antonio Dino Pereira, que tem criação e plantação no povoado Chapadinha, o PAA é muito importante para quem está plantando e colhendo “A que está produzindo esses alimentos saudáveis, só tem a agradecer pelo incentivo e apoio dos governos e que com o resultado desse trabalho tem melhorado nossa vida e de nossas famílias” destacou.
O secretário de agricultura de Paraibano, Joaquim Soares, Dugero, agradeceu ao novo gestor municipal, Francisco Noleto, que afirmou que continuará com todo o apoio ao setor da agricultura, que tem avançado como um dos melhores municípios do Maranhão em produção de abóboras, milho, suinocultura e outras produções que tem transformado Paraibano em um grande celeiro de alimentos.
   
Skip to content
Top